Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2020

jogos e brincadeiras

Resumo pág 12 à 14 Recreação: As atividades de recreação são muitas e incluí várias dinâmicas, proporcionando lazer e diversão, os jogos de recreação traz diversas habilidades de aprendizagem e conhecimentos, eles aprendem a elaborar, planejar, analisar; tudo no jogo é desenvolvido por eles, as atividades também proporciona a capacidade de obedecer regras, e a ter uma melhor socialização. Agentes do brincar: Os agentes são pessoas que tem uma noção de quão importante é o brincar na vida de uma criança, são pessoas que dão estrutura criam oportunidades e tem um certo conhecimento criatividade e disposição para isso, eles animam e estimulam, facilitando as oportunidades lúdicas. Lazer e descanso:  Descanso e lazer é um direito da criança para o seu bem estar e saudade, o lazer é a definição de tempo livre que uma criança tem, e  não envolve a educação o trabalho e afazeres e responsabilidades, quem vai definir o que fará com esse tempo é a própria criança. A brincadeira é mais q...

jogos e brincadeiras

1- Quais fatores são relevantes para se caracterizar um jogo? Para Wallon a inteligência, a motricidade e a efetividade são fatores importantes, a efetividade está intimamente a motricidade como desencadeadora do desenvolvimento da ação e psicológico da criança. 2- quais são as quatro fases dos jogos, de acordo com Wallon?  Adaptação:  É quando o organismo se transforma em função do meio. Assimilação:  uma capacidade do sujeito incorporar um novo objeto ou ideia. Acomodação: quando uma estrutura mental começa a se adaptar para novas informações. Equilíbrio: a criança passara a dominar o novo objeto chegando a um novo ponto de equilíbrio. Referência: Jessica Martins Marques Luiz; Ana Carolina Belther Santos; Francielli Ferreira da Rocha; Soraia Camila de Andrade; Yara Galinari Reis. Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 195, Agosto de 2014.

coordenação e supervisão pedagógica

A escola como fábrica   A escola sempre foi uma imagem de fábrica e os alunos tratados como produtos, uma empresa onde se preparava pessoas para o mercado de trabalho, nela ha coisas que podem ser comparadas com o taylorismo que foi um sistema de gestão baseado em diversas técnicas como a hierarquia, a monitorização,  tempo cronometrado. Está imagem de escola como fábrica vem se desmanchando graças a novos olhares, pensamentos e atitudes, um modelo de gestão onde a administração escolar o currículo e o cotidiano da escola andam juntos em que todos participam e trabalham em grupo. 

jogos e brincadeiras

 "Brincar como direito de aprender". Resumo: Brincar é algo muito importante na vida de uma criança é uma maneira dela estruturar sua vida, e apesar de ser um direito e estar evidenciado na declaração dos direitos da criança de 1959, e no estatuto da criança e do adolescente (ECA,1990) para muitos é uma perda de tempo, havendo também um baixo reconhecimento e falta de recursos e investimentos. assim que a criança nasce ela começa a passar por vários processos que são naturais para seu desenvolvimento como as interações com o meio físico (objetos, brinquedos e ambiente) o meio social (contato com outros grupo de pessoas), esses contatos influenciam no seu desenvolvimento. O brinquedo não só influencia nas habilidade corporal mas também na linguagem, imaginação e criatividade, no alto controle, ter responsabilidade, seguir regras, ter limites; além de ser uma coisa natural e prazerosa para ela.   (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/1990-1994/D99710.htm).